O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais (nível mestrado desde 2006 e doutorado desde 2024 - modalidade Acadêmica) tem como objetivo formar profissionais de alto nível, que sejam capazes de lidar com os aspectos interdisciplinares das atividades relacionadas ao entendimento dos componentes da biodiversidade e aos os processos que a organizam de maneira natural ou antrópica; e das atividades relacionadas à conservação e prospecção da biodiversidade, visando principalmente o seu uso sustentável como importante elemento de desenvolvimento regional.
o PPG-BURN tem como missão a produção de conhecimento científico, a formação de recursos humanos qualificados e a promoção da conservação e uso sustentável da biodiversidade local e regional, de maneira interdisciplinar e com a inclusão dos múltiplos atores de diversos setores da sociedade.
Esperamos que o egresso do PPG-BURN seja, considerando seus anseios e oportunidades, um profissional (mestre ou doutor) altamente qualificado para atuar em diferentes frentes relacionadas à conservação e uso dos recursos naturais e pesquisa, gestão e educação na área de meio ambiente. Desejamos que tenha uma formação crítica e técnica, sendo capaz de:
(i) Produzir conhecimento científico, realizando pesquisas para entender os padrões, processos e funções da biodiversidade, contribuindo para o avanço da ciência e para a solução de problemas ambientais. No Brasil, esse perfil é predominantemente acadêmico, majoritariamente (mas não exclusivamente) em instituições públicas: universidades, institutos e fundações públicas e privadas.
(ii) Atuar na docência, desde o ensino básico ao ensino superior em instituições públicas e privadas. O PPG-BURN tem a visão de que professores do ensino fundamental e médio (não só superior) são profissionais muito melhores se tiverem mestrado ou doutorado;
(iii) Atuar como consultor ambiental de instituições públicas, empresas privadas e associações da sociedade civil, produzindo estudos e relatórios de impacto ambiental e melhorando a qualidade do licenciamento ambiental. Nesse caso, esperamos que o egresso utilize a capacidade de integrar conhecimentos de diferentes áreas, como biologia, geografia, sociologia, economia e políticas públicas, para abordar problemas complexos relacionados à biodiversidade em sua atuação como consultor;
(iv) Atuar na educação ambiental, formal e informal, transmitindo conhecimentos sobre biodiversidade e conservação para diferentes públicos, com habilidade para promover a conscientização ambiental e engajar a sociedade em ações de conservação. Esse perfil é geralmente relacionado às associações da sociedade civil, mas também a instituições públicas e empresas privadas socialmente responsáveis;
(v) Atuar na gestão ambiental pública, com habilidade para contribuir com a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas relacionadas à biodiversidade e ao meio ambiente, incluindo a gestão de unidades de conservação; e sensibilidade para atuar em questões socioambientais, promovendo a justiça ambiental e o desenvolvimento sustentável. Acreditamos que nosso egresso deve se pautar, principalmente, pela igualdade social, integrando conhecimentos tradicionais e científicos;
(vi) Atuar na área de gestão ambiental de empresas privadas e associações da sociedade civil (e.g., organizações não-governamentais ligadas ao meio ambiente), implementando políticas de sustentabilidade, monitorando a biodiversidade em áreas de operação e garantindo o cumprimento de normas ambientais; empreender em negócios sustentáveis, como ecoturismo, bioeconomia e produtos derivados da biodiversidade. Além de coordenar projetos de conservação, gerenciar reservas naturais e promover a educação ambiental em ONGs.
O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais (BURN) da Unimontes foi criado originalmente como Programa Pós-Graduação em Ciências biológicas (PPGCB) e recomendado pela CAPES em julho de 2006, com o curso de Mestrado em Ciências Biológicas. Inicialmente, o programa foi inserido na antiga câmara de Ciências Biológicas I e tinha como proposta formar profissionais na área da biotecnologia aplicada à conservação da natureza, com amplos conhecimentos em técnicas biomoleculares aplicadas ao uso e conservação de recursos naturais. Portanto, o programa buscava integrar duas áreas de conhecimento (Ecologia e Biologia Molecular), visando o desenvolvimento sustentado, especialmente da região semiárida de Minas Gerais.
Na primeira avaliação trienal, referente ao período 2007-2009, a CAPES recomendou a mudança para a área de Ecologia e Meio Ambiente, posteriormente absorvida em 2011 pela área de Biodiversidade. Após novas recomendações da CAPES na avaliação de 2010-2012, o programa foi reformulado, com mudanças no corpo docente, estrutura curricular e no nome do programa, alterado em 2016 para Biodiversidade e Uso de Recursos Naturais (PPG-BURN). Na avaliação quadrienal de 2017-2020, publicada em setembro de 2022 devido à pandemia de COVID-19, o PPG-BURN recebeu a nota 4 e, em 2023, submeteu proposta de abertura do curso de doutorado, que foi recomendada pela CAPES. Em 2024, a primeira turma de doutorado do PPG-BURN foi aberta.
Código: 32014015006P0
Nome: Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais
Coordenador: Mário Marcos do Espírito Santo
Coordenador Adjunto: Márcio Antônio Silva Pimenta
Área Básica: ECOLOGIA APLICADA
Área de Avaliação: BIODIVERSIDADE
Data da Recomendação: 12/07/2006
Modalidade: ACADÊMICO