Docentes

Ana Paula Glinfskoi Thé

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1995), mestrado (1999) e doutorado (2003) em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Fui aluna visitante do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da University of Manitoba, Winnipeg, Canadá (2002). Pesquiso nas áreas de Ecologia Humana e Etnoecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimento ecológico local, recursos comuns, manejo comunitário e co-gestão dos recursos naturais e, a pesca artesanal no Rio São Francisco como o principal objeto de estudo. Tenho experiência em educação popular, em educação ambiental e desenvolvimento comunitário, tendo atuado em ONGs (WFT-Ca) e realizado consultorias para o IBAMA (Brasil); para o MPA(Brasil) e para a FAO (Roma). Atualmente sou professora da Universidade Estadual de Montes Claros no Departamento de Biologia Geral e Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Social da UNIMONTES - PPGDS e do Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas - PPGCB - Unimontes. Sou integrante do Núcleo de Investigação Interdisciplinar Socioambiental - NIISA/Unimontes. Sou parceira da "Rede Solidária da Pesca" a qual se integram diversas instituições de pesquisa e extensão em pesca artesanal no Brasil.

E-mail: anapgthe@gmail.com

Currículo Lattes

Dario Alves de Oliveira

Possui graduação em Engenharia agronômica (1990), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). É professor do curso de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). É professor do curso de mestrado em Ciências Biológicas e do curso de Mestrado Profissional em Biotecnologia da UNIMONTES. Foi coordenador do curso de Mestrado Profissional em Biotecnologia de 2011 a 2015 e Coordenador de Inovação Tecnológica e do Núcleo de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Montes Claros desde 2005. Desenvolve pesquisa com plantas do cerrado e caatinga. É líder do grupo de pesquisa "Conservação, bioprospecção e Uso Sustentável de Recursos Naturais do Cerrado e Caatinga", cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. É Diretor de Planejamento da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (INEMONTES) da Universidade Estadual de Montes Claros e representante da Universidade Estadual de Montes Claros na Rede Mineira de Propriedade Intelectual e no Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia - FORTEC.

E-mail: dario.aol@gmail.com

Currículo Lattes

Filipe Vieira Santos de Abreu

Licenciado em Ciências Biológicas e Mestre Parasitologia, com ênfase em Entomologia, ambos pela UFMG. Doutor em Biologia Parasitária pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ), com período de doutorado sanduíche no Institut Pasteur de Paris com bolsa Capes-Cofecub. Atuou na área de ecologia química e comportamental de Aedes aegypti, e no desenvolvimento de armadilhas para coleta de vetores. Teve experiência nas áreas de zoologia, bioespeleologia, ecologia de vetores e diagnóstico molecular. É professor efetivo do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Salinas. Atualmente trabalha com zoonoses transmitidas entre mosquitos e primatas-não-humanos na perspectiva da saúde única, especialmente com o estudo de febre amarela e sua epidemiologia, e da malária de origem simiana. (Texto informado pelo autor).

E-mail: filipe.vieira@ifnmg.edu.br

Currículo Lattes

Frederico de Siqueira Neves

Possui graduação em Ciências Biológicas (UFMG), mestrado em Entomologia (UFV) e doutorado em Ecologia (UFMG). Professor Adjunto III da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador na Pós-Graduação em Ecologia Conservação e Manejo da Vida Silvestre (UFMG) e na Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Unimontes). A linha de pesquisa envolve Ecologia de Insetos, atuando principalmente nos seguintes temas: interação inseto-planta, ecologia de comunidades, ecologia de dossel.

E-mail: fred.neves@gmail.com

Currículo Lattes

Geraldo Aclecio Melo

Possui Mestrado em Agronomia (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Lavras (1994); Doutorado em Biologia Vegetal (Fisiologia Vegetal), UniversidadAe Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. Tem experiência na área de Agronomia/Ciências Biológicas, com ênfase em Fisiologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiologia de plantas nativas e cultivadas, metabolismo secundário de plantas, fitoquímica, polifenoloxidases e antioxidantes em plantas.

E-mail: geraldo.melo@unimontes.br

Currículo Lattes

Geraldo Wilson Afonso Fernandes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado em Ecologia - Northern Arizona University (1987) e doutorado em Ecologia Evolutiva - Northern Arizona University (1992). Pós-doutoramento na Stanford University (2015/2016). l de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Evolutiva de Herbívoros Tropicais, atuando principalmente nos seguintes temas: herbivoria, insetos galhadores, resistência de plantas, gradientes altitudinais, mudanças climáticas e ecologia de comunidades.

E-mail: gwilson@icb.ufmg.br

Currículo Lattes

Henrique Maia Valério

Possui graduação em Ciências Biológicas, Bacharelado em Microbiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), Mestrado em Microbiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Desde o ano 2005 é Professor de Ensino Superior nível VI da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES. Tem experiência na área de Microbiologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade de fungos micorrízicos arbusculares em floresta estacional decidual e cerrado, diversidade de microrganismos endofíticos em formações vegetacionais do Cerrado sensu stricto e em Florestas Tropicais Secas, além de selecionar linhagens de fungos ascomicetos/basidiomicetos e bactérias de solo rizosférico com potencial para produção de complexos enzimáticos lignocelulolíticos, bactérias produtores de lipases bem como da diversidade de bactérias promotoras de crescimento em plantas (RPCPs) associadas ao rizoplano sob florestas estacionais deciduais, caatinga arbórea e cerrado sensu stricto (FEDs), e caracterização de microbiota fúngica selvagem de formações vegetacionais nativas no controle biológico de dípteros vetores de doenças.

E-mail: hmvaler@gmail.com

Currículo Lattes

Lemuel Olivio Leite

Possui graduação em Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade de Brasília (2006). E professor de ensino superior da Universidade Estadual de Montes Claros desde 2005, ministrando as disciplinas de Zoologia de Cordados e Ornitologia. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Conservação de Espécies, atuando principalmente nos seguintes temas: biogeografia, ornitologia, dieta, dispersão, floresta estacional decidual.

E-mail: lemuel.leite@gmail.com

Currículo Lattes

Luiz Alberto Dolabela Falcão

Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007), mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Montes Claros (2010) e doutorado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Atualmente é professor de ensino superior da Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência na área de Ecologia, atuando principalmente nas áreas de biodiversidade, conservação e interações ecológicas envolvendo morcegos.

E-mail: luizdolabelafalcao@gmail.com

Currículo Lattes

Magno Augusto Zaza Borges

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), mestrado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em entomologia médico-veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: Biodiversidade e transmissão de doenças infecciosas, Ecologia de Culicidae, moscas sinantrópicas e ectoparasitas de morcegos.

E-mail: magno.borges@unimontes.br

Currículo Lattes

Marcilio Fagundes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (1988), mestrado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (1992) e doutorado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Montes Claros, atuando na graduação e Pós-Graduação. Trabalha na área de interações planta/animal, com ênfase na Biologia da Conservação, especialmente nas áreas de transição de cerrado e caatinga. É Bolsista de Incentivo a Pesquisa da FAPEMIG.

E-mail: marcilio.fagundes@gmail.com

Currículo Lattes

Marcio Antonio Silva Pimenta

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1998) e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2003). Atualmente é professor do Departamento de Biologia Geral e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES e coordenador do curso de Ciências Biológicas Bacharelado a partir de julho de 2014. Foi coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa das Faculdades Unidas do Norte de Minas - Funorte/Soebras no período de 2006 a 2009. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Biotecnologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de variabilidade genética de plantas do cerrado, conservação genética de populações naturais de espécies arbóreas do cerrado, marcadores moleculares, sequenciamento de DNA, transgênicos e agronomia (melhoramento vegetal, germinação de sementes, propagação, teor e propriedades físico-químicas de óleo do babaçu). Possui Bolsa de Incentivo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico - BIPDT, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG.

E-mail: marcio.pimenta@unimontes.br

Currículo Lattes

Mário Marcos do Espírito Santo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da mesma instituição. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Interação Animal-Planta, e trabalha principalmente com padrões de herbivoria, sucessão ecológica e conservação de florestas tropicais secas. É coordenador da Rede Matas Secas, grupo cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

E-mail: mario.marcos@unimontes.br

Currículo Lattes

Maurício Lopes de Faria

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais(1990), mestrado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre) pela Universidade Federal de Minas Gerais(1996) e doutorado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre) pela Universidade Federal de Minas Gerais(2001). Atualmente é Professor designado da Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Teórica. Atuando principalmente nos seguintes temas:Qualidade Nutricional, Interação Inseto-planta, Galhas, Ecologia de populações, Herbivoria.

E-mail: fariaml@gmail.com

Currículo Lattes

Pablo Cuevas Reyes

Dr. Pablo Cuevas-Reyes é professor-pesquisador no Laboratório de Interações em Biologia, Faculdade de Biologia, Universidade Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, México. Seus interesses estão focados na ecologia de interações bióticas, ecologia de conservação em ecossistemas antropizados e em bioindicadores terrestres e conservação (biomonitoramento de ecossistemas), principalmente.

E-mail: pcragalla@gmail.com

Currículo Lattes

Paulo Henrique Costa Corgosinho

Possui graduação em Ciências Biológicas, com ênfase em Ecologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná em 2002 e doutorado no curso de Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Atua na área de ecologia e taxonomia de organismos da meiofauna, zooplâncton e zoologia, com ênfase em ecologia de comunidades, bioindicadores de qualidade da água, taxonomia, biogeografia e filogenia de Copepoda marinhos e de água doce. Foi bolsista de pós-doutorado entre agosto de 2007 e agosto de 2009 no Centro Alemão para Estudo da Biodiversidade Marinha. Entre fevereiro de 2014 e fevereiro de 2016 foi bolsista de pós-doutorado no UNESCO-IHE (Institute for Water Education) na Holanda. Entre 2017 e 2018 foi bolsista de pós-doutorado da Fundação Euclides da Cunha_UFF, vinculada ao projeto "RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO AMBIENTAL. Foi pesquisador visitante da UNIMONTES, junto ao programa de Mestrado em Biodiversidade e uso dos Recursos Naturais da UNIMONTES, de novembro de 2016 a maio de 2018. É editor de área, tema Copepoda, da Proceedings of the Biological Society of Washington.

E-mail: pcorgo@gmail.com

Currículo Lattes

Rodrigo Oliveira Pessoa

Possui graduação em Ciencias Biologicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998 e 1999), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência nas áreas de Genética, Zoologia e Evolução, com ênfase em Evolução Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Biogeografia, Filogeografia, Sistemática e Taxonomia.

E-mail: rodrigo.pessoa@unimontes.br

Currículo Lattes

Ronaldo Reis Júnior

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo (2004). Sou professor da Universidade Estadual de Montes Claros desde 2006. Ministro as disciplina: Biologia Computacional, Desenho Experimental e Analise de Dados Biológicos na graduação e Estatística aplicada na pós-graduação. Tenho experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Comportamental e Computacional. Já fui Coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela UAB/UNIMONTES e fui Coordenador do curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UNIMONTES.

E-mail: ronaldo.reis@unimontes.br

Currículo Lattes

Thallyta Maria Vieira

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Montes Claros, pós graduação em Avaliação da Fauna e Flora em Impactos Ambientais pela UFLA, mestrado em Ciências Agrárias, com ênfase em Parasitologia, pela UFMG e doutorado em Parasitologia pela UFMG. Atualmente é professora do Departamento de Biologia Geral, Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais e da Universidade Estadual de Montes Claros. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Doenças Infecciosas e Parasitárias da UNIMONTES, participa de projetos de pesquisa nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Doença de Chagas, Leishmanioses, saúde única e educação em saúde única.

E-mail: thallytabio@gmail.com

Currículo Lattes

Vanessa de Andrade Royo

Possui graduação em Licenciatura e Bacharel em Química pela Fundação Educacional de Barretos (1998), Mestrado em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto) (2003) e Doutorado em Produtos naturais e sinteticos pela Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto) (2008). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Montes Claros (Departamento de Biologia) e docente do Mestrado Profissional em Biotecnologia (PPGB) é membro da INEMONTES, incubadora de empresas da UNIMONTES. Esteve como Coordenadora do PPGB entre 2015 e 2017.Coordena e supervisiona a cooperação do Programa de Pós Graduação entre a UNIMONTES e EMBRAPA. Tem experiência na área de Farmácia e Quimica Orgânica, com ênfase em Farmacognosia, atuando principalmente nos seguintes temas: produtos naturais e sintéticos, fitoquímica, atividades biológicas.

E-mail: vanroyo31@yahoo.com.br

Currículo Lattes

Waldney Pereira Martins

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000); mestrado e doutorado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005 e 2010, respectivamente). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Montes Claros, no Departamento de Biologia Geral, ministrando disciplinas de Zoologia e Ecologia animal. Tem experiência na área de Ecologia animal, com ênfase em Primatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia e comportamento de Primatas, Estimativa populacional (Censo com Play-back e transecto linear) e Sistema de Informação Geográfica (SIG).

E-mail: wpmonkey@yahoo.com.br

Currículo Lattes

Walter Santos de Araújo

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2008), mestre em Ecologia e Evolução pela UFG (2010) e doutor em Ecologia e Evolução pela UFG (2015). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes ministrando disciplinas na área de Ecologia e Zoologia para a graduação em Ciências Biológicas. Também é professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas na Unimontes e ao Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal na UFG. É editor associado da Revista de Biologia Neotropical e revisor ad-hoc de diversos periódicos científicos. Tem interesse em diversas áreas relacionadas à fauna e flora neotropicais, com ênfase em conservação da biodiversidade, monitoramento ambiental, indicadores ecológicos, redes ecológicas, ecologia de comunidades, interações inseto-planta e insetos galhadores.

E-mail: walterbioaraujo@gmail.com

Curriculo Lattes